O avanço da adesão à energia solar é inevitável e está acelerando cada dia mais. Com isso, de acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída ultrapassa 9.3 GW em operação no Brasil. Segundo a entidade, nosso país já está com mais de 841 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, o que beneficia mais de 1 milhão de unidades consumidoras.
Em resumo, a GC (geração distribuída) é uma fonte de energia conectada diretamente à rede de distribuição local convencional. Então, o termo é usado para designar a energia que é gerada no local de consumo ou próxima a ele.
Ou seja, a geração de energia é compartilhada em diversos pontos, nos quais se encontram os sistemas geradores. É o contrário da geração centralizada, no qual as usinas geradoras distribuem a energia aos consumidores por meio das linhas de transmissão.
Afinal, por que aderir a geração distribuída? Com poucas chuvas em determinados locais, os reservatórios das hidrelétricas esvaziam-se forçando a ativação das usinas termelétricas, que acabam funcionando intensamente e deixam mais cara a conta de luz.
Assim, toda vez que o consumidor produz sua própria energia limpa, ele está automaticamente ajudando a solucionar esse problema. Isso quer dizer que menos termelétricas acionadas equivalem a mais água economizada e conta de luz reduzida.
Conheça mais sobre a energia solar com a Sollar company. Entre em contato e faça já o seu orçamento!
Comments