top of page

Saiba porquê você deve fazer a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico!

O sistema de geração de energia elétrica é uma ótima opção para estabelecimentos comerciais e residenciais. No entanto, como qualquer outro sistema, uma usina solar requer manutenção. Pois, é composta por vários equipamentos que requerem certos cuidados.





Existem diferentes tipos de manutenção. Alguns são mais cruciais do que outros, atendendo a diferentes necessidades. Por isso, vamos explicar qual é a importância da manutenção preventiva para usinas solares.


Existem dois principais tipos de manutenção, sendo eles: manutenção corretiva e manutenção preventiva. A manutenção corretiva é o tipo de manutenção com o qual a maioria já está familiarizada. Porque é vista como um conserto. Pois, esse procedimento acontece depois que há um defeito ou um problema no equipamento. Por isso, nem sempre é econômico para o sistema, o ideal é evitar a necessidade de recorrer à manutenção corretiva.


Mas, como evitar a manutenção corretiva? É aí que entra a manutenção preventiva. Como o próprio nome já diz, essa manutenção é uma forma de prevenir riscos e problemas. Na prática, trata-se de vistorias e análises regulares do sistema. Assim, garantem que ele está funcionando da melhor forma possível.


Também é uma maneira de garantir a limpeza das usinas solares. Pois, por estarem ao ar livre, é comum as placas solares acumularem sujeira prejudicando a capacidade de produção da usina, tornando-as menos eficientes.


Essa é uma forma de garantir que o investimento feito na instalação de um sistema de energia solar compensa a longo prazo. Com a devida manutenção e cuidados regulares, uma usina solar pode funcionar bem durante muitos anos, tornando-se um investimento que vale a pena.


A Sollar Company tem o que é preciso para garantir que a sua usina solar funcione por mais tempo. E, além disso, com uma performance altamente eficiente. Quer saber mais? Então entre em contato com a Sollar Company e faça já o seu orçamento!

Comentarii


bottom of page